Fibromialgia o que é?

Fibromialgia? É uma síndrome músculo-esquelética que provoca dores crónicas, é uma doença não inflamatória e de causa desconhecida. Está na origem de uma incapacidade motora e emocional que atinge cerca de 2% da população mundial. A fibromialgia pode causar incapacidade persistentes dos seus portadores provocando na maioria das vezes fadiga, depressões, encurtamento musculares, rigidez articular matinal, sensações de edema, problemas de sono ( acordar frequentemente), parestesias dos membros, problemas de concentração e de memória, tendinites (frequente síndrome do túnel cárpico), lombalgias, lombociatalgias, artroses, problemas intestinais, etc...

Os factores de risco são mulheres entre os 20 e os 50 anos, embora também afecte homens e inclusive crianças.

O diagnostico da doença é feito a partir de três critérios:
  • 18 pontos dolorosos distintos ao longo do corpo;
  • Mais de três meses com dores musculares;
  • Despiste de outras patologias;

Como é que se trata a fibromialgia?

Tratamento medicamentoso:
A fibromialgia é tratável com medicamentos tais como analgésicos, antidepressivos tricíclicos e os inibidores selectivos de recaptação da serotonina, relaxantes musculares e os indutores do sono. Podem ser administrados suplementos alimentares como vitaminas para reforçar as defesas imunológicas. 

A homeopatia é importante no entanto com efeito mais retardado, são administrados produtos com base de plantas manipuláveis que melhoram a ansiedade, as dores, e relaxam a musculatura. 

Modos de vida:
Prática de exercício físico é importante para manter elasticidade dos tecidos e fortalecimento muscular.

Tratamento complementar:
  • Osteopatia;
  • Electroestimulação;
  • Acupunctura;
  • Homeopatia;
  • Yoga;
  • Ginástica;
  • Fisioterapia;
  • Massagem terapêutica;

Tratamento Osteopático:

O tratamento osteopático consiste em minimizar os danos causados pela doença trabalhando de forma passiva os músculos com massagens especificas, trabalhos articular, ligamentares e  respeitando a lei da não dor, é importante a manipulação para alterar os padrões de dor. 
Na pratica clinica o uso de electroestimulação é muito importante para reafirmar os musculos e alterar o tonús muscular.

De uma forma geral temos obtido grandes resultados com um método inovador desenvolvido pela medicina chinesa nestes últimos anos. Um método inovador de uma onda de espectro electro-magnético, conhecida também por material mineral de infra-vermelho profundo.
O funcionamento deste método baseia-se num disco de radiação coberto com um mineral composto de 33 elementos essenciais para o corpo humano. Activado por um sistema de aquecimento eléctrico, o prato emite ondas electro-magnéticas que apresentam uma impressionante similitude com as ondas emitidas naturalmente pelo corpo humano. Esta combinação infra-vermelhos actua directamente em transtornos digestivos, locomotores, respiratórios, cutâneos ou do sistema imunitário, melhorando os fluxos sanguíneo e energético. Este tratamento tira as dores causadas pela fibromialgia em apenas uma sessão conjuntamente com trabalho de osteopatia. Os nossos resultados têm sido de tal ordem satisfatórios que o uso desse método tem sido permanente na nossa pratica clínica. Quisemos partilhar este método clínico com os nossos leitores para vos dar uma novo alento perante a doença. Gostaríamos de deixar uma mensagem de esperança, a fibromialgia não é curável, mas é tratável. Como tal, têm a disposição numerosos tratamentos  e técnicas, escolham a melhor para vocês.
Não hesitem em comentar ou perguntar se tiverem alguma dúvida. 
Atentamente
Espaço Saúde & Bem-Estar

espaco-sb@hotmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ciátalgia o que é?

Síndrome de Still

Luxação atlanto-occipital