Espondilite Anquilosante

 O que é a Espondilite Anquilosante


A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença reumática crónica, de natureza inflamatória dolorosa e progressiva, que afecta predominantemente o esqueleto axial (as articulações entre as vértebras) e as sacro-ilíacas (articulações entre o sacro e os ossos ilíacos da bacia).
Manifesta-se essencialmente por dores nas costas e rigidez da coluna. Pode afectar também articulações periféricas (dos membros) e ter envolvimento sistémico extra-articular (órgãos internos).

Está doença inclui-se num grupo de doenças designadas por espondilartropatias. Espondilite significa inflamação das articulações da coluna. Este nome deriva do grego: spondylos que significa vértebra; arton, articulação; e agkúlosis, ausência  de movimento

Nas espondilartropatias há inflamação nas entesis (local da inserção dos ligamentos e tendões nos ossos). A persistência da entesopatia  (inflamação nas áreas de contacto dos ligamentos com as vértebras), origina lesões que podem evoluir para calcificação dos ligamentos entre cada duas vértebras, levando à sua fixação.
A fusão das articulações da coluna vertebral e das articulações sacro-ilíacas leva à anquilose da coluna, que se torna rígida e deformada, impedindo a mobilização normal.

Incidência
Seis em cada 1000 adultos do sexo masculino, isto é 0,6% (comparado com a incidência de 5% da AR).

Idade
A maior frequência é entre os 15 e 40 anos, porém pode ocorrer em qualquer idade: muitos casos de Espondilite Anquilosante, permanecem assintomáticos durante muitos anos, sendo diagnosticados em fase posterior da vida.


Sexo
A proporção entre homens e mulheres é de 5:1.

Hereditariedade 
Autossómica dominante . É 30 vezes mais comum nos parentes dos pacientes do que na população em geral. Ocorre histocompatibilidade do antigénio HLA B27 em mais de 80% dos pacientes com Espondilite Anquilosante, e 50% dos parentes em primeiro grau.
Raça:

É rara nos negros. O HLA B27 também é raro nos negros.

Infecção génito-urinária/ intestinal:

Foi encontrada alta incidência de infecções prostáticas na Espondilite Anquilosante quando comparada com os controles. Frequentemente ocorre sacroilíte associada a artrite da colite ulcerativa, doença de Crohn, ou síndrome de Reiter.

Relação com a artrite reumatóide:


Sintomatologia

Doenças associadas:

  • Lombalgias
  • Dorsalgias
  • Ciatalgias
  • Talalgias
  • Tendinites
  • Artrites 


Tratamento

Termoterapia

Calor promove analgesia e relaxamento, reduz espasmos musculares, levando a um aumento da flexibilidade muscular e de estruturas periarticulares, e facilita a realização dos exercícios.


Massoterapia

É a técnica mais utilizada nas dores lombar e cervical, e é considerada útil no tratamento da EA, graças ao efeito local(músculo) e central(relaxamento psíquico). Resultando na diminuição da dor, facilitando a função.

Osteopatia

Apesar de contra indicado manipular em patologias inflamatórias crónicas existem algumas técnicas que a osteopatia pode fazer para ajudar como:

Técnicas articularem (aumentando a mobilidade das articulações afectadas);

Técnicas aos tecidos moles, promovendo alongamentos de alguns grupos musculares.
RPG  (Reeducação Postural Global)













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ciátalgia o que é?

Síndrome de Still

Luxação atlanto-occipital