O que é uma tendinite?

Tendinites? Uma tendinite é um processo inflamatório da musculatura envolvente aos nervos que provocam problemas neurológicos. A tendinite ocorre quando existe a solicitação dos músculos de forma repetida. Por sua vez começa a actuar o processo inflamatório, devido ao sobre uso de um determinado músculo. A causa das tendinites é na maioria das vezes mecânica, ou seja pelos factores a cima referidos. No entanto há tendinites que podem ser causada por outros factores, como por exemplo causas traumáticas, fracturas ou luxações. As causas podem ser também associadas a outras patologias, gota, reumatismo, artrite reumatóide, bloqueios da coluna vertebral, entre outros... É considerada uma tendinite crónica, pacientes que tenham repetidamente a mesma tendinite. Na medicina alternativa, as tendinites crónicas não existem. Apenas consideramos crónico de uma maneira qualitativa, pois algo crónico pressupõe um processo de grande duração. A tendinite ocorre porque a causa primária não foi devidamente tratada, e a causa mecânica não foi alterada, ou seja a pessoa ao longo da sua vida, profissão, hábitos posturais, manteve os mesmos erros. Sendo que terá que alterar o seu estilo de vida para melhorar. As tendinites podem ter factores genéticos, por exemplo redução da espaço no canal de gyon, alteração essa que pode ser transmitida de pais para filhos ao longo de varias gerações. As tendinites são mais frequentes em desportistas, agricultores e trabalhadores fabris. No entanto podem ocorrer em qualquer profissão.

Tendinites mais frequentes?

Como referido em cima, as tendinites podem ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo que é mais frequente a sua manifestação ocorrer no MS (membro superior). As tendinites podem também ser referidas como síndromes (ex. síndrome túnel cárpico).
As tendinites mais frequentes são: Síndrome túnel cárpico, tendinites do nervo mediano, tendinite radial. 

Sintomas neurológicos?

Os sintomas neurológicos são sintomas que se manifestam pelo trajecto dos nervos sendo que a pessoa afectada poderá sentir sensações como gelo local, dor aguda, parestesias, entre outros... A pessoa com uma tendinite terá perda de força muscular, espasticidade, rigidez matinal.

Porque é que as pessoas com tendinites acordam a noite com dores?

As tendinites são processos inflamatórios que provocam alterações de ph do sangue num determinado local, sendo que a noite por voltas das 3h 4h da manhã o nosso corpo encontra-se com um ritmo cardíaco pausado, logo a corrente sanguínea encontra-se mais diminuída, o que provoca aglomeração de sangue junto ao determinado local. Ou seja a alteração de ph é tão grande que a dor tornasse insuportável.

Tratamento

O tratamento para as tendinites é muito vasto, desde osteopatia, fisioterapia, hidroterapia, electroterapia, acupunctura, homeossiniatria, massagem terapêutica, tratamento medicamentoso e em casos mais graves a cirurgia. É sempre aconselhado um acompanhamento de um neurologista em casos graves.

Tratamento osteopático: 

O tratamento osteopático varia da zona em questão e da relação anatómica entre estruturas. No entanto numa primeira fase é aconselhado ao paciente a colocação de gelo, para diminuir a inflamação. Numa segunda fase, dependendo dos instrumentos de cada terapêutico, a aplicação de cremes terapêuticos juntamente com uma massagem profunda, ajudara a relaxar a zona muscular. Para auxiliar pode ser usado electroterapia, ondas de infravermelhos, isso tudo claro, dependendo dos instrumentos e qualificações de cada profissional. Após o trabalho muscular seria conveniente trabalhar o nervo em si, pois pode ocorrer um bloqueio do mesmo, e em alguns casos  neuropatias graves. No caso dos bloqueios a osteopatia trata-os em poucas sessões, no entanto nada pode ser dado como certo. Dos vários bloqueios que existem os mais fáceis de tratar são bloqueios vindos da coluna, que são tratável com simples trabalhos articulares ou, pela manipulação thrust.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ciátalgia o que é?

Síndrome de Still

Luxação atlanto-occipital